quinta-feira, 23 de abril de 2009

Protecção da Natureza

Muitas das atitudes do Homem para com a natureza põem-na em causa. Deste modo, nos últimos anos têm-se vindo a tomar medidas que visam proteger a natureza. Uma dessas medidas foi a Convenção de Berna - Convenção Relativa à Protecção da Vida Selvagem e do Ambiente Natural na Europa -, a qual proíbe e pune a destruição das plantas albergadas por ela, garantindo, assim, a conservação da flora e da fauna selvagens e dos seus habitats naturais. Entrou em vigor a 1 de Junho de 1982 e só em 1992 é que foi publicada uma lista contendo espécies da flora dos Açores.

Outra medida tomada pelo Homem foi a criação de organizações. Uma das organizações que actua sobre a região da Macaronésia, nomeadamente sobre os Açores, é a Rede Natura 2000.

Esta consiste numa rede de áreas designadas para conservar os habitats e as espécies selvagens protegidas, ameaçadas ou vulneráveis na União Europeia. Esta organização criou zonas de protecção: as ZPE (Zonas de Protecção Especial), como o Ilhéu das Cabras (Ilha Terceira), e as SIC (Sítios de Interesse Comunitário), como a Serra de Santa Bárbara, o Pico Alto e a Costa das Quatro Ribeiras (Ilha Terceira).


SIC e ZPE dos Açores

SIC e ZPE da Ilha Terceira


SIC - Serra de Santa Bárbara e Pico Alto (Ilha Terceira)

SIC - Costa das Quatro Ribeiras (Ilha Terceira)

ZPE - Ponta das Contendas (Ilha Terceira)

Sem comentários:

Enviar um comentário