quinta-feira, 23 de abril de 2009

Acção do Homem sobre a Natureza

Diversas atitudes do Homem interferem com a nutrição e a reprodução das plantas, pondo em causa a sua sobrevivência. Alguns exemplos destas acções são a introdução de plantas exóticas num ecossistema, a poluição e a destruição dos solos.
Os efeitos da introdução de plantas exóticas num ecossistema já foram referidos anteriormente (“Plantas Nativas e Endémicas versus Plantas Invasoras”). Três das plantas invasoras existentes em Portugal são Acacia dealbata, Sesbania punicea e as “famosas” hortências.


Acacia dealbata
Sesbania punicea



Hortências


Por outro lado, a poluição altera a composição química do meio, principalmente do solo. Deste modo, como as plantas obtêm os nutrientes necessários à sua nutrição sobretudo a partir do solo, estas irão sofrer alterações que nem sempre são benéficas.



Já a destruição dos solos, a qual também está intimamente ligada à alteração da nutrição das plantas, é uma consequência das acções praticadas pelo Homem que merece também a maior das atenções. Entre as várias causas da destruição dos solos, podemos destacar a desflorestação e as chuvas ácidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário